Notícias

Europa terá ciclovia de 70 mil km ligando 43 países

Europa terá ciclovia de 70 mil km ligando 43 países

Uma mega construção está sendo construída na Europa até 2020. São 70 mil quilômetros de ciclovia que ligará 43 países em 14 diferentes rotas. A “EuroVelo” será sucesso entre os cicloturistas que planejam conhecer a Europa de bicicleta, sem pressa, de forma econômica e sustentável.

Europa terá ciclovia de 70 mil km ligando 43 países. As 14 rotas iniciais da EuroVelo foram batizadas com nomes referenciando as paisagens e histórias do roteiro. A “Cortina de Ferro” é a maior rota da megaciclovia. Ela nos remete ao tempo da Guerra Fria e é o nome da Rota 14, com mais de 10.400 quilômetros interligando 20 países, dentre eles Turquia, Alemanha, Noruega, Rússia e Bulgária.

Europa terá ciclovia de 70 mil km ligando 43 paísesO projeto é da Federação Europeia de Ciclistas e se baseia em ligar grandes trechos já existentes entre os países e outros que estão em planejamento. Também há uma preocupação de se evitar trechos inclinados. Sendo impossível tais trechos, outros tipos de modais ou de percurso devem ser oferecidos.

A infraestrutura do também privilegia os trechos asfaltados e de tráfego reduzido. Por isso, uma das preocupações do projeto é de melhorar os trechos que ou ainda não estão asfaltados ou que possuem tráfego intenso.

De forma a promover o cicloturismo na Europa, o EuroVelo será todo sinalizado e contará com diversos estabelecimentos ao longo do caminho, sejam eles oficinas ou locais para se passar a noite. As rotas também privilegiam a intermodalidade, fazendo conexão com diversas estações de trem.

Um estudo feito pela Federação Europeia de Ciclistas estima que, quando pronta, a EuroVelo terá uma média de 60 milhões de viagens por ano, gerando 7 bilhões de euros.

Assista ao vídeo de divulgação da “EuroVelo” (em inglês):

Deixe seu Comentário

Comentários

COMPARTILHE

Comments are closed.